Offline
bolsa atleta
Corpo de Bombeiros intensifica a luta contra incêndios com o início da Operação Florestal Bahia 2025.
A ação teve início na tarde de quarta-feira (16) na cidade de Juazeiro, localizada no norte do estado.
Por Administrador
Publicado em 17/07/2025 09:30
Segurança

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) lançou na tarde desta quarta-feira (16), em Juazeiro, a 5⁠ª edição da ‘Operação Florestal Bahia’ 2025. Ações preventivas e de combate a incêndios serão intensificadas em todo o estado.

 
 
 

O governador Jerônimo Rodrigues, o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, e o comandante-geral do CBMBA coronel BM Aloisio Fernandes, participaram do lançamento, além de outras autoridades civis e militares.

 
 
 

“Este ano, de forma inédita, trouxemos o lançamento para Juazeiro, que também é uma área em que temos uma base operacional para a prevenção e combate aos incêndios florestais. Estamos preparados para responder com rapidez”, destacou o comandante-geral do CBMBA, coronel BM Aloisio Fernandes.

 
 
 

O comandante-geral também destacou a importância das ações preventivas realizadas pela instituição. "Em 2024, tivemos um aumento de cerca de 50% dos focos de calor em todo o Brasil e aqui na Bahia tivemos uma redução em torno de 33%, devido à nossa cultura preventiva".

 
 
 

Cidades do Norte, Oeste, da Chapada Diamantina e do Sudoeste que sofrem com as queimadas – típicas de épocas do ano onde há a presença da baixa umidade e dos longos períodos de estiagem – receberão apoio de efetivo. O grupo atuará por tempo indeterminado, a depender da demanda, em seis Bases Florestais, unidades que realizam análises de risco das regiões e localidades com maiores incidências de sinistro.

 
 
 

A ação tem como principal objetivo combater os incêndios e prevenir sinistros em áreas de vegetação típicas da região, garantindo não só a preservação da natureza, mas a segurança da população. Estratégias foram montadas com o intuito de contribuir para a redução das ocorrências, com o efetivo especializado.

 
 
 

Materiais como sopradores, mochilas costais, abafadores, motosserras e equipamentos de proteção individual (EPIs), também adquiridos para a operação através do FUNEBOM, serão utilizados pelos bombeiros.

 
 
 

O acompanhamento meteorológico é a Coordenação Florestal serão realizadas diretamente de uma sala de situação montada na sede do Comando de Operações de Bombeiros Militar (COBM), em Salvador.

Comentários